domingo, 14 abril

Vacina para colesterol

Texto por: admin 29 junho, 2017 Sem comentários

Já testada em animais, a vacina para a redução do colesterol em breve deverá ser testada em humanos. Os bons resultados até então enchem de expectativa, tanto a cientistas, como a população. A fim de evitar que depósitos de gordura destruam as artérias, a vacina também seria uma alternativa a pacientes que tomam diariamente comprimidos para reduzir o risco de derrame, angina e doenças do coração.

Contudo, serão necessários mais alguns anos até que a vacina seja disponibilizada. A primeira fase de testes, em 72 voluntários, deve ser concluída no final de 2017. Isso vai definir se há problemas de segurança ou efeitos colaterais antes que estudos maiores com pessoas comecem.

Para os pesquisadores da Universidade de Viena, que comandam a iniciativa, caso venha a funcionar, a vacina não deve substituir os esforços individuais na conquista da saúde. O exercício físico e a alimentação balanceada, por exemplo, devem continuar sendo o alvo de cada pessoa que busca qualidade de vida.

Afinal, não se pode desconsiderar que algumas pessoas têm colesterol alto por uma condição genética. Alimentação não saudável, alto consumo de álcool, fumo e inatividade também estão relacionados com o problema.

Pessoas com colesterol alto podem tomar medicamentos que reduzem seus níveis, chamados estatinas, e, com isso, também minimizar os riscos de doenças cardiovasculares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *