terça-feira, 16 abril

E o açaí?

Texto por: Julie Grüdtner 2 agosto, 2021 Sem comentários

O que dizer do querido açaí? Tão procurado nos verões e saudoso no inverno (para quem ainda só sabe comer o fruto como sobremesa). O açaí merece protagonismo em todas as estações, afinal, são inúmeras suas qualidades. O fruto contém antocianinas, que dão sua cor arroxeada e são antioxidantes, ou seja, combatem a ação dos agentes livres causadores de desgaste celular no corpo. Já as fibras presentes na fruta aumentam a saciedade e ajudam a regular o funcionamento do intestino, ajudando a mandar para longe os quilinhos extras

De acordo com estudo feito na Universidade Federal do Pará, o consumo do açaí diminui o colesterol ruim na hora da digestão, o que ajuda a evitar a formação de placas nos vasos sanguíneos. Assim, o açaí diminui o risco de aterosclerose, e ainda ajuda no controle da pressão sanguínea.

Mas, atenção! Quando o açaí é misturado com ingredientes mais calóricos (como xarope de guaraná, frutose, conservantes, açúcar, gordura vegetal e emulsificantes), ele perde suas propriedades. Nessa composição vai pouquíssimo açaí e, por isso, a ação antioxidante da fruta cai para quase zero. Por isso, para saber se seu açaí está saudável, olhe a sua cor. Quanto mais escuro, mais saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *