quinta-feira, 25 abril

Açúcar: o perigo do consumo excessivo

Texto por: Equipe VS 1 abril, 2019 Sem comentários

Com a Páscoa chegando, temos mais uma preocupação: o chocolate. E não vamos nos enganar, comer coisas com açúcar é uma delícia. Qualquer um que negue isso está mentindo. Mas como a grande maioria já sabe o açúcar, especialmente em grandes quantidades, é muito ruim para sua saúde.

Entretanto, mesmo sabendo os malefícios, você provavelmente ainda está exagerando na cota.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o consumo de 50g diário por pessoa diariamente. Anualmente, isso significa que cada pessoa deve consumir até 18,2kg de açúcar.

Mas a realidade do consumo no Brasil é outro. No país, a média é de 30,0 kg por pessoa.

Bebidas açucaradas, doces, assados ​​e laticínios adoçados são as principais fontes do açúcar consumido, mas até mesmo alimentos salgados, como pães, molho de tomate e barras de proteína, podem ter açúcar, ou seja, alimentos que já estão inseridos no nosso cotidiano, ficando mais difícil não consumir estes alimentos.

Para complicar ainda mais, açúcares adicionados podem ser difíceis de detectar em rótulos nutricionais, uma vez que podem ser listados sob vários nomes, como xarope de milho, néctar de agave, suco de cana ou sacarose.

Não importa o que é chamado, o açúcar pode afetar negativamente o seu corpo de várias maneiras.

Então, como você sabe se está comendo demais?

Aqui estão oito bandeiras vermelhas que seu corpo está lhe enviando que é hora de cortar os doces.

1.Você constantemente anseia por coisas açucaradas.

Isso acontece porque seu paladar se adaptou, fazendo você precisar de mais e mais açúcar para obter esse mesmo sabor, mas também por causa de como isso lhe dá um efeito de droga, já que causa uma resposta hormonal em seu corpo que é como uma onda, que o deixa no pico até a curva abaixar, e isso faz com que seu corpo queira mais.

2. Você se sente lento durante todo o dia.

O que sobe tem que descer. Depois que o açúcar causa um pico inicial de insulina, ele vai abaixando os níveis, fazendo você se sentir mais lento. Comer muito doce também significa que é provável que você não esteja ingerindo proteína e fibra suficientes, ambos nutrientes importantes para a energia sustentada.

3. Sua pele não vai parar de sair.

Algumas pessoas são sensíveis à ingestão de açúcar, o que pode desencadear uma cascata hormonal que pode causa acne ou rosácea.

4. Você está mais mal humorado do que o habitual.

Um dos efeitos do açúcar no sangue, que acontece quando você está saindo de um nível alto, são as mudanças de humor e é deixá-lo se sentindo mal-humorado. Sem mencionar que, se a sua energia também estiver se acumulando, contribui para uma atitude ruim.

5. Você está ganhando algum peso.

O excesso de açúcares é o mesmo que o excesso de calorias e, como não tem proteína ou fibra, não o enche (então você continua comendo). Também desencadeia a liberação de insulina, um hormônio que desempenha um grande papel no ganho de peso e diabetes.

Quando comemos açúcar, o pâncreas libera insulina, que transporta açúcar para nossos órgãos, para que ele possa ser usado como energia. Quando você se abastece de açúcar, seu corpo é instruído a produzir mais insulina – com o tempo, esse excesso de produção pode levar à resistência à insulina.

A resistência à insulina significa que nossos corpos não podem responder adequadamente às quantidades normais de insulina e, portanto, não podem usar o açúcar da maneira correta.

O ganho de peso inicial de simplesmente comer muitas calorias do açúcar está sendo agravado pela interrupção da sua resposta normal à insulina. Além disso, quando o pâncreas trabalha muito por muito tempo, você pode desenvolver diabetes tipo 2.

6. Você está com cáries.

Quando as bactérias se alimentam das partículas de alimentos entre os dentes, produz-se ácido que causa a cárie dentária.

Nossa saliva mantém um equilíbrio saudável de bactérias por conta própria, mas comer açúcar pode afetar o pH e eliminar o ecossistema natural.

Isso dá às bactérias uma chance de prosperar e se multiplicar, levando a cáries.

7. Seu cérebro tende a ficar confuso, especialmente depois de uma refeição.

açúcar

Essa confusão é um sintoma comum de baixo nível de açúcares no sangue. Quando você ingere muito, seus níveis de açúcar no sangue aumentam e diminuem rapidamente, em vez de fazê-lo gradualmente.

8. Nada é tão doce como costumava ser.

Quando suas papilas gustativas precisam de muito açúcar para sentir que algo é doce o suficiente, pode ser difícil reduzir seu nível básico. No entanto, se você recuar e sofrer no começo, você acabará diminuindo sua tolerância novamente e se contentando com o mínimo.

Como minimizar os açúcares na dieta

Evite esses alimentos, em ordem de importância:

Refrigerantes: Bebidas açucaradas são horríveis, você deve evitar a todo custo.

Sucos de frutas: Isso pode surpreendê-lo, mas os sucos de frutas contêm a mesma quantidade de açúcares que os refrigerantes!

Doces e doces: Você deve limitar drasticamente o consumo de doces.

Bens cozidos: Biscoitos, bolos, etc. Estes tendem a ser muito ricos em açúcares e carboidratos refinados.

Frutas enlatadas em calda: escolha frutas frescas.

Alimentos com baixo teor de gordura: Os alimentos que tiveram a gordura removida deles são muitas vezes muito ricos em açúcares.

Frutos secos: Evite frutas secas, tanto quanto possível.

Beba água em vez de refrigerante ou sucos e não adicione açúcar ao seu café ou chá.

Em vez de açúcar em receitas, você pode tentar coisas como canela, noz-moscada, extrato de amêndoa, baunilha, gengibre ou limão.

Basta ser criativo e usar o Google para encontrar receitas. Você pode comer uma variedade infinita de alimentos incríveis.

Uma alternativa natural e zero em calorias é a estévia e cuida da alimentação de forma balanceada.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *