sábado, 28 maio

Cárie antes dos dentes

Texto por: Julie Grüdtner 25 janeiro, 2022 Sem comentários

A cárie é uma doença que afeta todas as idades, mas em crianças é a doença bucal mais prevalente. A alta frequência de ingestão de açúcar é fator de risco para o aparecimento de cáries na primeira infância. De acordo com um estudo publicado na Revista Gaúcha de Odontologia, 80% dos bebês atendidos em uma clínica odontológica em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, ingeriam alimentos açucarados como parte da rotina alimentar. Apenas 36 de 86 prontuários continham informações sobre cárie na primeira infância. Contudo a doença bucal foi encontrada em 86,2% da amostra.

Os autores da pesquisa identificaram que a ingestão de açúcar já acontecia em média aos nove meses de idade do bebê e que quase todas as crianças recebiam algum tipo de líquido com adição de açúcar. A Organização Mundial da Saúde preconiza que até os dois anos de idade a criança não deve ingerir açúcares. Mesmo que algumas crianças ainda nem tenham dentes, elas já são diagnosticadas com cáries, o que é muito prejudicial. 

 É na infância que a pessoa começa a conhecer os sabores e cores dos alimentos, daí a importância da orientação familiar e responsabilidade dos pais nessa fase da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *